28 maio 2010

Queimaduras

O texto de “Queimadura” faz parte do Manual Básico de Primeiros da empresa Multilink Assessoria Técnica e de minha autoria com a colaboração da equipe de enfermeiros que compõe o corpo de instrutores.

Apresentação

É um erro comum pensar que as lesões das queimaduras se restringem à pele somente, mas as queimaduras podem ser lesões extensas e afetar diferentes órgãos e sistemas, capazes de repercussões com risco de vida sobre o coração, pulmões, rins, trato gastrointestinal e sistema imunológico.

Conhecer as causas das queimaduras evitará que o socorrista sofra lesão desnecessária, assim como propiciará o atendimento melhor à vítima. Os socorristas também precisam considerar as circunstâncias em que ocorreu a queimadura. A inalação de gases tóxicos a partir da fumaça tem maior valor preditivo a respeito da mortalidade da quimadura do que a idade do paciente ou a extensão da queimadura. A vítima não prescisa inalar grande quantidade de fumaça para estar predisposta a lesão grave e com frequência as complicações com risco de vida podem demorar vários dias para se manifestar.

Aproximadamente 20% de todas as vitimas de quimaduras são crianças e 20% dessas crianças são vitimas de lesão intencional ou abuso infantil. Muitos profissionais da saúde ficam surpresos ao descobrir que as queimaduras intencionais perdem apenas para o espancamento como forma de violência fisica contra as crianças. As queimaduras como forma de abuso não se limitam às crianças, mas também às mulheres.

Origem da Queimadura

1.Térmicas – causadas pela condução de calor através de líquidos, gases quentes e do calor direto das chamas.
2.Elétricas – produzidas pelo contato com eletricidade de alta ou baixa voltagem.
3.Químicas – provocadas por substâncias corrosivas, líquidas ou sólidas.
4.Radiação – causadas por exposição solar, proximidade de fontes diversas de calor e, principalmente, por substâncias radioativas como urânio.

Classificação da Queimadura

A queimadura é classificada de acordo com a profundidade da lesão e da área queimada e pode ser classificada em:

1. Queimaduras de Primeiro Grau

As queimaduras de primeiro grau afetam apenas a epiderme e caracterizam-se por serem avermelhadas e dolorosas , porém no caso das queimaduras de grandes extensões como as queimaduras por exposição solar. O indivíduo tem muita dor e quase sempre acompanhada desidratação, principalmente em crianças e idosos. Estas queimaduras saram geralmente em 01 semana sem cicatrizes.


2. Queimaduras de Segundo Grau

As queimaduras de segundo grau, também definida como queimaduras de espessura parcial e ainda podem ser dividas em superficiais e profundas. São lesões que envolvem a epiderme e partes variadas da derme subjacente.
Essas queimaduras formam bolhas ou áreas brilhantes e úmidas e são dolorosas. Freqüentemente há resquícios de derme e isto facilita sua recuperação que ocorre em 2 a 3 semanas.

3. Queimaduras de Terceiro Grau

Neste grau de lesão as feridas aparecem como queimaduras espessas, secas, esbranquiçadas e com aspecto de couro, não importando a coloração da pele e nos casos graves, a pele tem uma aparência carbonizada com trombose visível dos vasos sanguíneos
A dor pode estar presente porque estas queimaduras geralmente são circundadas por lesões de 2º Grau. As queimaduras dessa profundidade podem ser incapacitantes e ter risco de vida.


A Regra dos Nove

A estimativa do tamanho da queimadura é necessária para reanimar o paciente de maneira apropriada e evitar as complicações associadas ao choque hipovolêmico.

O método mais usado é a “regra dos nove” . Esta regra aplica o princípio que as grandes regiões do corpo do adulto são consideradas como tendo 9% da área da superfície corporal total.

As crianças têm proporções diferentes dos adultos, assim a cabeça é proporcionalmente maior que num adulto, por isso a regra é modificada. (quadro abaixo Adaptado de: Reanimação do Paciente Queimado; Atendimento Pré-hospitalar ao traumatizado PHTLS, NAEMT.
Abordagem à Vítima de Queimadura

O socorrista precisará de equipamento de proteção individual (EPI) como luvas, óculos de segurança, e vestes apropriadas em alguns casos, como as queimaduras por produtos radioativos.

As primeiras ações devem ser afastar a vítima da origem da queimadura e então parar o processo de queimadura. O método mais efetivo e apropriado de parar a queimadura consiste na irrigação com grande quantidade de água à temperatura ambiente.
O tratamento inicial nas queimaduras recentes é a aplicação de curativos secos, esterilizados e não aderentes. Lençóis limpos e secos são uma excelente opção na ausência de material adequado.

Consideração para o Atendimento Pré-Hospitalar do Queimado

˜ Observe a sua segurança antes de realizar o socorro;
˜ Afaste a vitima da fonte da queimadura;
˜ Trate o queimado como uma vitima de traumatismo;
˜ Parar a queimadura com água em temperatura ambiente;
˜ Não use gelo ou água gelada;
˜ Remover jóias e vestes da vitima;
˜ Proteger a vítima com lençóis limpos;
˜ Não use panos úmidos e/ou molhados;
˜ Não utilize fórmulas caseiras, como pasta de dente, borra de café, manteiga e outras péssimas idéias. Estas substâncias podem agravar a queimadura, causar infecção e dificultar a avaliação médica.
˜ Mantenha as bolhas intactas;
˜ Reavalie constantemente o ABCD;

Conduta Inicial ao Queimado

O socorrista deve estar ciente da possibilidade de lesão térmica da via aérea e observar sinais de comprometimento das vias superiores, tais como:

1. Rouquidão;
2. Queimadura de face;
3. Sobrancelhas queimadas;
4. Pêlos nasais queimados;
5. Escarro escurecido indicando presença de fuligem e ou carbonização;
6. Lábios inchados;
7. Estridor;
8. Queimaduras ocorridas em espaços confinados.




Considerações Especiais

1. Queimaduras Elétricas

As queimaduras elétricas apresentam na sua maioria lesões graves que facilmente são subestimadas pelos socorristas. A lesão do tecido e a necrose são mais extensas em comparação com o trauma aparente, porque a maior parte da destruição ocorre internamente devido a condução elétrica no corpo da vitima produzindo danos como: arritmias cardíacas, insuficiência renal, lesão de membrana timpânica são alguns exemplos.


2. Queimaduras Circunferenciais

As queimaduras circunferenciais do tronco ou membros (braços e pernas) podem por em risco a vida ou o membro afetado, pois criam um efeito semelhante ao de um torniquete causando parada da circulação sanguínea. As queimaduras circuferenciais de tórax podem fazer constrição da parede torácica é o individuo fica incapaz de inspirar.

3. Queimaduras por Irradiação

4. Queimaduras Químicas

Transporte Prolongado de uma Vítima de Queimadura

O grande desafio no transporte de longa distância de uma vítima de queimadura é a monitoração contínua com atenção para o surgimento de sintomas de queimaduras da vias aéreas.

Já as vítimas de queimaduras químicas e de irradiação devem passar por processos de descontaminação antes do transporte, pois poderão ocorrer complicações no trajeto e o socorrista também estará exposto ao produto químico ou radioativo.

Referências bibliográficas
1. Atendimento Pré-hospitalar ao traumatizado PHTLS, NAEMT - Ed. Elsevier, 6ª edição
2. Manual Básico em Primeiros Socorros do curso Básico de Segurança de Plataforma - Coelho, Orlando e colaboradores, 1ª edição
3. Manual Básico de Socorro de Emergências - Cianeti, Marcelo D. e colaboradores, Ed. Atheneu 2ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário