05 maio 2010

IADC RULES

A International Association of Drilling Constractors (Associação Internacional das Empresas de Perfuração IADC) preconiza regras e estabelece critérios de ações para a indústria do petróleo no mundo todo e abaixo estão os conceitos básicos relacionados à saúde do trabalhador offshore numa plataforma de petróleo no mundo.

Os termos são apresentados na sua definição na língua inglesa já que serão discutidos dessa forma como são discutidos no ambiente de trabalho. São eles:

1. Fatality (Fatalidade)
A fatalidade é uma injúria ou doença relacionada ao trabalho que resulta em morte do trabalhador.

2. First Aid (Primeiros Cuidados)
Qualquer tratamento de menor gravidade, como pequenas escoriações, contusões, cortes e que necessitem somente de cuidados iniciais sem comprometer o trabalhador.

3. Lost Time IncidentLTI – (Acidente com Perda de Tempo)
Incidente relacionado ao trabalho podendo ser uma injúria ou doença que comprometa a saúde do trabalhador obrigando-o a ficar dias afastado do trabalho para sua completa recuperação.

4. Medical Treatment OnlyMTO – (Tratamento Médico Somente)
Qualquer injúria ou doença que ultrapasse a definição de First Aid, porém que não resulte no afastamento do trabalhador.

5. Recordable Incident (Incidente Recordável ou Reportável)
Independente de onde o sinal e ou sintoma apareçam, um caso é Recordable somente se um evento de trabalho ou sua exposição é uma evidente causa de injúria ou doença relacionada ao trabalho, ou ainda, a agravamento de condição pré-existente.

6. Retricted Work/Transfer CaseRWTC – (Trabalho Restrito)
O RWTC ocorre quando um funcionário não pode realizar todas as tarefas de rotina as quais está designado, porém não resulta dias afastado do trabalho.

7. Illness (Doença)
Uma doença relacionada ao trabalho é aquela que é determinada pelo médico do trabalho resultante da exposição a fatores relacionados a atividade laboral do funcionário.

O IADC é o guia orientador da indústria do petróleo e essas definições auxiliam na elaboração das estatísticas da indústria no mundo, além de padronizar e normatizar as atividades da indústria.

No Brasil o profissional de saúdo nas plataformas é representado pelos enfermeiros (na sua maioria) e médicos que obedecem a legislação brasileira, regulamentos dos seus respectivos conselhos de classe, o Conselho Federal de Medicina e o Conselho Federal de Enfermagem com os seus códigos de ética e observando sempre os seus direitos e deveres legais. Nos Estados Unidos (Golfo do México) e na europa (Mar do Norte), os profissionais de saúde também podem ser representados pelo paramédico e o IADC visa mais precisamente este profissional.

Sugestão de Leitura:
Novo Código de Ética Médico - para download pelo site do Conselho Regional de Medicinal do Estado de São Paulo
http://www.cremesp.org.br/library/modulos/legislacao/versao_impressao.php?id=8822

Fonte consultada
1. Reporting Guidelines - 2010 IADC Rig Incident Statistics Program – http://www.iadc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário