31 maio 2010

Glossário da Engenharia Submarina - D até F

78. DA - abreviatura de diver accessible.

79. Datum Line - linha traçada no working deck de um navio, para servir de referência nas medições dos comprimentos de linhas flexíveis lançadas ou recolhidas.

80. DE - abreviatura de diâmetro externo.

81. Deadweight - ver peso morto.

82. Dedo chinês - tradução de chinese finger. O mesmo que camisa de puxamento.

83. Delta Plate - o mesmo que placa triangular.

84. Deriva Far/Deriva Near - limites tolerados de deslocamento de um riser na superfície, cujas variações transmitidas à catenária da linha flexível não comprometem a confiabilidade de um sistema.

85. DGPS - abreviatura de differential global positioning system. Sistema de referência de posicionamento, baseado na composição de sinais de localização emitidos por mais de um satélite aeroespacial.

86. DHSV - abreviatura de downhole safety valve. O mesmo que SSSV.

87. DI - abreviatura de diâmetro interno.

88. DICAS - abreviatura de Differential Complacent Anchoring System.

89. Diffrential Global Positioning System - ver DGPS

90. Diver Accessible - características dos sistemas instalados em águas rasas, com profundidade acessível a mergulhadores.

91. Diver and laying vessel - navio equipado para atividades de mergulho e lançamento de linhas flexíveis.

92. Diverless - característica dos equipamento e sistemas que não necessitam da atividade de mergulhadores.

93. Diverless line - característica dos equpamentos que não necessitam da atividade de mergulhadores, e que são instalados com auxílio de cabos-guias.

94. DL -abreviatura de datum line.

95. DLL - abreviatura de diverless line.

96. DMA - operação de desancoragem, reboque/transporte e posterior ancoragem de uma sonda.

97. Down hole safety valve - sinonímia para subsurface safety valve.

98. Down time - tempo improdutivo. No caso de um contrato de prestação de serviço, é um tempo não pago à firma contratada.

99. DP - tradução de dynamic positioning. Recurso de auto-posicionamento de uma embarcação baseado em sistemas de referência de posicionamento de superfície (GPS, ARtemis, Argo, Syledis, etc.); hidroacústicos (Simrad, Honewell), deslocamento mecânico (Toutwire) entre outros.

100. DSV - diver support vessel. Navio equipado basicamente para operações de mergulho.

101. Dynamic positioning - ver DP.

102. EHDM - abreviatura de electro hydraulic distribuition module. O mesmo que pode eletro-hidráulico. Vaso de pressão submarino que contém dispositivos de controles elétricos e hidráulicos.

103. Electro hydraylic distribuiton module - ver EHDM.

104. Emenda Diâmetro - tipo de emenda em um umbilical em que o diâmetro externo fica praticamente inalterado.

105. End-fitting - ver conector de extremidade.

106. Enrijecedor - tradução de bend stiffener. Acessório com formato de uma camisa cônic, instalado em uma extremidade de linha flexível, imediatamente antes do conector, para aumentar a rigidez e evitar danos na linha durante o manuseio.

107. Eslinga - sinonímia de estropo.

108. Espaçador - equipamento flangeado para distanciar duas outras peças com extremidades flangeadas, ou para acoplar peças com tipos de flanges diferentes.

109. Espaçador umbilical - tipo de flange adaptador, usado para fixar conexões de um UH ou UHE em flanges de dimensões diferentes.

110. Estaiar - ato de ancorar um cabo em um suporte de uma embarcação.

111. Estropo - cabo de manuseio de cargas com duas 'mãos' (laços) nas extremidades.

112. ET - abreviatura de especificação técnica.

113. FxF - denominação da conexão feita entre dois trechos de uma linha flexível horizontal (flowline x flowline).

114. FHS - abreviatura de flowline hub skid.

115. FIT - linha flexível isolada tecnicamente.

116. Flapper-valve - válvula de retenção pigável, normalmente instaladas em tubulações de gás, nas conexões R x F, para evitar vazaemntos de gás nas proximidades de uma UEP no caso de falha no riser.

117. Flat-pack - umbilical (UEH) chato, de formato elíptico.

118. FHL - abreviatura de flowline hub. Módulo usado em árvore de natal molhada do tipo ANM DL, para conectar as linhas flexíveis e de controle.

119. Flipper - dispositivo de trava acionado por uma mola, instalado em ganchos de içamento de carga para evitar que se soltem as amarras manipuladas pelos ganchos.

120. Floating Production Storage and Offloading - ver FPSO.

121. Flowline - linha flexível para transporte de fluidos. Interliga instalações submarinas de produção (poços, manifolds, etc.), trabalhando em regime estático (assentada sobre o leito marinho).

122. Flowline hub - ver FLH.

123. Flowline hub pigável - ver FHP.

124. Flowline hub skid - sinonímia para trenó do lowline hub.

125. Flushing - operação de 'lavagem' de uma linha flexível que estava em operação, através da circulação de um fluido inerte.

126. Flutuador CRP tipo Marlin - tipo de flutuador de elevada resistência ao colapso, utilizado pioneiramente no campo de Marlim, fabricado pela firma CRP, constituiído de espuma 'sintática' (mistura de resina epóxi, microesferas de vidro e macroesferas de polietileno).

127. Follow sub - operação em que um navio segue a trajetória de um ROV ou RSV.

128. FPSO - abreviatura de floating production, storage and offloading (ou offtaking). Navio equipado com sistemas de processamento, armazenamento e transferência de petróleo. Sinonímia de navio de produção.

129. Full multibore riser - conjunto de dutos de um bundle de produção de um poço, no qual as linhas são mantidas juntas por um invólucro plástico, concentrando as cargas de sustentação na linha de produção. Esta configuração alivia cargas em uma plataforma semi-submersível, pois permite a instalação de bundle com a configuração lazy wave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário