07 maio 2010

Glossário da Engenharia Submarina - A até C

A


1. A-Frame - Guindaste em forma de "A" (pórtico), com suas duas pernas articuladas na proa de um navio de lançamento de linhas flexíveis e tem o objetivo de facilitar as operações de overboarding e inboarding. (buscar foto)

2. AM - Abreviatura da válvula annulus master de uma ANM. Principal válvula do anular de um poço.

3. Amarra - Corrente para ancoragem e usos diversos em embarcações e instalações marítimas.

4. Anel Pera - Anel de içamento de cargas com formato elipsóide que lembra uma pera (fruta).

5. ANM - Abreviatura de árvore de natal molhada. Conjunto de válvulas de gaveta, atuadas hidraulicamente, conectado à cabeça dos poços submarinos. Controla o fluxo de óleo e gás do poço. É instalada por uma sonda de produção e conecta-se a um manifold ou a uma UEP através de um bundle de produção.

6. ANM DA - Árvore de natal molhada que pode ser instalada e manipulada por mergulhadores.

7. ANM DLL - Árvore de natal molhada que dispensa a atividade de mergulhadores, mas necessita do auxílio de cabos-guias poara ser instalada ou retirada. Sua manipulação é realizada com um ROV (ver dicionário offshore).

8. ANM GLL - Árvore de natal molhada que dispensa tanto o uso de cabos-guias como a atividade de mergulhadores para ser instalada ou retirada. Sua manipulação é realizada com um ROV.

9. ANMH - Abreviatura de árvore de natal molhada horizontal. Tipo de árvore de natal molhada que não precisa ser retirada do poço para uma sonda intervir na coluna de produção. É recomendada para os poços equipados com BCSS.

10. Annulus Master - Ver AM.

11. Annulus Subsurface Safety Valve - Ver ASSV.

12. ARMOR POT - Tipo de conector (end-fitting) montado na extremidade de um umbilical hidráulico (UH) ou eletro-hidráulico (UEH).

13. Árvore de Natal Molhada - Ver ANM.

14. Árvore de Natal Molhada Horizontal - Ver ANMH.

15. AS-LAID - Operação de garantia de qualidade realizada após o lançamento de uma linha flexível, na qual todo o trecho trabalhdo é percorrido e visualizado com o auxílio de um ROV, para registro em mapa das coordenadas geográficas e do arranjo executado. Equivale ao as-built de obras na superfície.

16. ASSV - Abreviatura de annulus subsurface safety valve. Válvula de segurança de fundo, instalada no anular de poços de petróleo.

17. Azimute - Ângulo que um determinado alinhamento faz com o norte magnético verdadeiro, no sentido horário.




B


18. Ball Level Indicator - Ver indicador de horizontalidade.

19. Band-It - Fita metálica usada para amarração de tubulações.

20. Base de Abandono Permanente - Ver BAP.

21. Bavit - Siglada Base de Vitória. Instalações operacionais da Petrobras no Porte de Vitória-ES Brasil, para armazenamento, preparação e carregamento de linhas flexíveis e outros materiais dos sistemas submarinos da atividade petrolífera.

22. BB - Abreviatura de Bombordo.

23. BCSS - Abreviatura de bombeio centrífugo submerso submarino. Método de elevação artificial de petróleo em que uma bomba centrífuga tubular é descida no fundo do poço e acionada por um motor elétrico, cuja corrente é trazida da superfície através de um cabo elétrico.

24. BE - Abreviatura de boreste.

25. Bell Mouth - Ver boca de sino.

26. Bend Restrictor - Ver restritor de curvatura.

27. Bend Stiffener - Ver enrijecedor.

28. Boca de Sino - Tipo de extremidade curva de uma tubulação, cuja geometria se assemelha a um sino. É utilizada no i-tube de uma UEP.

29. Bollard Pull - Capacidade de tração de uma embarcação, comumente de um rebocador.

30. Bombeio Centrífugo Submerso Submarino - Ver BCSS.

31. Bombordo - Lado esquerdo de um navio, plataforma e outra tipo de embarcação maritíma.

32. Boreste - Lado direito de um navio, plataforma e outra tipo de embarcação maritíma.

33. Bull Eye - Tipo de indicador de horizontalidade esférico, cuja geometria lembra um olho-de-boi.

34. Bundle - Conjunto com as linhas flexíveis de um poço submarino: linha de produção, linha do anular e cabo umbilical hidráulico (UH) ou eletro-hidráulico (UEH).

35. Buoyancy Tank - Ver tanque de flutuação.




C


36. Cabeça de tração - Flange cego com bujão para conexão de mangueira e olhal, usado no içamento da extremidade de uma linha flexível.

37. Cabo Mensageiro - Cabo leve e de fácil manuseio, usado para levar a extremidade de um cabo mais pesado para outro ponto.

38. Caixa de Junção - Equipamento de interligação entre um riser hidráulico e um UH, geralmente usado em UHs com mais dez funções hidráulicas.

39. Câmara de Pig - Local onde é recebido e fica alojado um pig lançado de outro ponto de uma tubulação.

40. Cameron - Fabricante de árvore de natal molhada e outros equpamentos de petróleo.

41. Camisa de Puxamento - Tradução de chinese finger. Malha de cordoalha de aço, costurada em torno de uma linha flexível ou de controle, para suportar o seu peso durante o manuseio nas operações de inboarding e outboarding de conexões intermediárias em águas rasas.

42. Canivete - Equipamento articulado, que lembra um canivete pessoal, usado para a transferência de cargas entre diferentes sistemas de içamento.

43. Carretel - Dispositivo de conexão entre dois flanges, servindo como adaptador ou como extensão.

44. Catenária - configuração geométrica adquirida por linhas flexíveis ou cabos, devida ao peso próprio e outras cargas (ex.: bóias), quando suspensos por uma ou por ambas as extremidades.

45. Configuração geométrica adquirida por linhas flexíveis ou cabos, devida exclusivamente ao peso próprio (sem bóias), quando suspensos por uma ou por ambas as extremidades.

46. CBV - Fabricante de árvore de natal molhada e outros equipamentos de petróleo.

47. CE - Abreviatura de cabo elétrico.

48. Center line - Linha que determina o centro geométrico de uma peça, equipamento, sistema, etc.

49. Cesta de Linha Flexível - Compartimento circular e giratório de um navio de lançamento que armazena linhas flexíveis a serem lançadas, ou as recolhidas do mar.

50. CFF - O mesmo que F x F.

51. Chinese Finger - Ver camisa de puxamento (termo 41)

52. Christma's Tree - Ávore de Natal . Ver ANM (termo 05)

53. CL - Abreviatura de center line.

54. Clamping Pressure - Tensão admissível para um cabo de aço na operação de um HLS ou VLS.

55. CLP - Abreviatura de cluster de produção. Conjunto de poços próximos entre si, perfurados sem mudar a posição de uma mesma sonda.

56. CMT - Abreviatura de cubo de manuseio e teste.

57. CO - Abreviatura de crossover.

58. COCA - Tipo de defeito em um UEH, caracterizado por uma ondulação que surge nos engates e se propaga para o resto do cabo, reduzindo a sua vida útil e algumas vezes evoluindo para a ruptura dos condutores.

59. COFLEXIP - Fabricante de linhas flexíveis e prestador de serviços de engenharia submarina.

60. Colar Hidráulico - Equipamento hidráulico usado para encamisar diretamente as linhas flexíveis, durante o seu manuseio nas operações de inboarding e overboarding de conexões intermediárias. É geralmente usado em linhas de grandes diâmetros ou profundidades elevadas.

61. Colar Mecânico - Equipamento cilíndrico bipartido e articulado, acoplável nas conexões e usado para suportar o peso das linhas flexíveis durante o seu manuseio nas operações de inboarding e overboarding de conexões intermediárias.

62. Conector de Extremidade - Tradução de end-fitting. Conexão montada nas extremidades dos dutos flexíveis, normalmente na forma de flange ou grayloc.

63. Conector UMC - Conector de extremidade (end-fitting) caracterizado por uma maior seção de içamento.

64. Conexão Vertical Convencional - O mesmo que conexão vertical indireta.

65. Conexão Vertical de 1ª Extremidade - Operação de conexão diverless realizada no início do lançamento das linhas flexíveis. Nessa operação o módulo da extremidade fica suspenso na extremidade das linhas, não recebendo cargas a não ser o seu próprio peso.

66. Conexão Vertical de 2ª Extremidade - Operação de conexão diverless realizada após o lançamento das linhas flexíveis. Nessa operação o módulo da extremidade fica recebendo as cargas das linhas.

67. Conexão Vertical Direta - Operação de conexão diverless de um flowline hub sobre uma BAP, ou de um MCVE/MCVI sobre um manifold.

68. Conexão Vertical Indireta - Operação de lançamento diverless com um sistema auxiliar (trenó), de um flowline hub nas proximidades de uma BAP, para posterior conexão por uma sonda.

69. Convés de Trabalho - Tradução de working deck. Área do navio onde são realizadas as operações de lançamento e recolhimento de linhas flexíveis.

70. Corcova - Curvatura induzida em uma linha flexível por meio de flutuadores (bóias), para alívio das cargas suspensas, cuja geometria lembra a corcova de um camelo.

71. CRF - O mesmo que R x F.

72. Crossover - Válvula ou trecho de duto que faz a interligação de outras válvulas ou dutos.

73. Cubo de Manuseio e Teste - Cabeça de tração da conexão tipo grayloc, dotada bujão para fixação de mangueira e olhal, usado no içamento das extremidades de uma linha flexível durante operações intermediárias de lançamento.

74. CVC - Abreviatura de conexão vertical convencional. O mesmo que CVI.

75. CVD - Abreviatura de conexão vertical direta.

76. CVI - Abreviatura de conexão vertical indireta.

77. CXO - Abreviatura de crossover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário